estou cansada da vida, filha, e lembro-me da Tereza Batista

inchamos por dentro como balões

os ossos poeira, e por dentro

se esvaem os olhos no que não é

e o ar falta-nos, quase todos os

dias, mas mais que tudo, falta-nos o sonho

falha-nos o sonho, e os dias parecem cada vez mais longos

e os anos cada dia mais curtos e de noite, quando não durmo

ouço a minha bisavó,

estou cansada da vida, filha, e lembro-me da Tereza Batista

cansada da guerra

e do Luís de Camões que é quase o meu sentir, 

na vida em pedaços

repartida.

Morreu com a minha idade

. de fome e miséria. 

mas a voz ecoa-me desde há quinhentos anos já.

Digo-lhe:

é o que é

assim sempre foi.

Mas temo-nos um ao outro,

e a tua voz na minha boca

ecoa agora fora de nós.

Temo-nos uns aos outros.

E tanto a Teresa Baptista como a minha bisavó descansam.

Estou muito cansada. E tu?

 



Comments