e Santiago


às vezes enche-se-me o peito de lágrimas
turvas
como se fosse de noite e eu perdida
nos caminhos de Santiago
       e deito-me de mansinho sobre essa noite




em que esperei que o Santo
em meu leito rezasse
                           como se fosse a noite em que me banhava
                           qual sereia serena e singela só
                           nas águas onde Santiago anoitecia
                           e eu me espiava sem olhos
                           de acender a Santo.

seguro as lágrimas que não sei de que são
se de tristezas vividas em futuros estarrecedores
se de tristezas não tidas que não fosse a de si mesmas ser.
nessas vezes escuras e plácidas
aperta-se-me o nascer
e vagidos da luz
que não nos alumia escutam-se erráticos pela sala

finjo depois que de tudo me esqueço
que nada algum dia seria para ter sido
e finjo que sorrio com lágrimas naturais
pedindo-te perdão do alto da montanha
         teu perdão concedido quase desde o primeiro dos dias.

finjo sem grandes fingimentos
pois que só a mim tenho que enganar
e tola que sou
a mim me deixo defraudar
com qualquer coisa.
               e Santiago me bendiz
fujido do lugar onde esquecido
não havia promessas de ser algum sonho vivido.
              bendiz-me lenta e belíssimamente
do lugar no peito que habito,
  promessa de ser só ida.


Comments