Não fui.

Segurei as lágrimas na Baixa do Sapateiro
Onde nem sapatos vi
E onde os morenos não são os mais lindos
Da Bahia
Não amarrei fitinha de Nosso Senhor do Bonfim
E segurei as lágrimas
Não chorei e caminhei
Caminhei a esmo
Sem igreja que me guiasse
Os passos
Não me amarrei
Mas não fui ainda
Ía atrás de anteontem
E faz dias
Que não fui
E já vi Lisboa
Alfama no Pelorinho
A Baixa em Belém
Do Pará

Escutei minha prima escrevendo de Piracicaba:
Prima amada.
és mais lusitana do que qualquer alfacinha que eu conheça. 
Esses lamentos existenciais são seculares de almas que se perderam no além mar.
Mas também és Africana! Raiz força e júbilo de existir resistindo sempre sem esmorecer à maior injustiça da história da humanidade!
Rufem os tambores e dancem todos os Orixás…
Não fui prima
Fiquei
Mesmo
Sem nada.
Lusitana
Africana
Brasileira

Não fui.

Comments