Acção de Graças

Quinta-feira darei graças por estar viva
porque senão chegando já a morte
me encontraria ida
quinta-feira darei graças
pelos desencantos e desencontros
os risos
e a chamada surpreendida
chegando me trouxeste a vida
de novo gorda faceira de cheias
trémulas nádegas
redondas e quase descobertas
ao sol que irradia
todas as manhãs
pela janela onde ela se me debruça
e acarinha
Há muito a não via
deste lado do mar
onde não alcança meu olhar
Mas agora monto alazão
cavalo bravio e corro
desgarrada pelo sal adentro
Chegando-te me cheiram alecrins
ruas estreitinhas
pregões estridentes
e coisa de raiz
de Santa Joana a Princesa.
Pois que se me despenque de novo
do velho céu a mal amada
chuva miudinha
pois que por agora
ainda a morte me encontra viva.

E Senhora sou que morrer possa
apenas quando chegar o dia.

Comments